Conexão: com que frequência você come peixe?
Seis em cada dez respondentes da enquete do mês afirmam comer peixe apenas raramente. O achado repercute o cenário já destrinchado por pesquisas: os brasileiros comem pouco desse alimento tão benéfico para a saúde.
Em regiões costeiras ou próximas a rios, os pescados até fazem sucesso, mas a média nacional está abaixo do recomendado pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO).
Uma pena, já que sardinha, tilápia e companhia são fonte de proteína magra, vitaminas e minerais como cálcio, ferro, selênio e fósforo. E algumas espécies, caso do salmão, ainda são ricas em ômega-3, a gordura que protege o coração e o cérebro.
Na reportagem A Mesa Está para Peixe?, publicada na edição de março, destacamos os principais dilemas para obter os pescados hoje em dia. Poluição ambiental e problemas na criação afetam a pesca e a produção, mas ainda dá para comer mais peixe.

Palavra do leitor
Nunca fui de correr, mas, de uns tempos pra cá, tenho corrido uma vez por semana na academia, pelo menos. Confesso que passei a gostar bastante, porque tenho percebido resultados positivos. A energia da semana fica diferente, me sinto mais ativo. E também perdi gordura abdominal, refletindo diretamente na balança. Agora, sobre a matéria de peixe. Eu amo peixe, mas não como muito porque minha esposa não tem o hábito e não quero incomodá-la. Mas agora estou tentando comer uma vez na semana, principalmente devido à quaresma, e quero levar isso adiante. Agradeço pela revista, que é sempre de grande valor!
Thiago Henrique Carvalho Prudente, por e-mail, sobre as últimas enquetes do mês
Poucas coisas fazem um jornalista mais feliz do que ter um leitor engajado assim, Thiago. Escreva mais para nós!
Parabéns à VEJA SAÚDE, o melhor site do segmento no Brasil! Vocês têm credibilidade e competência. Sucesso!
Deca Batera, via Instagram
Esta edição está maravilhosa!
Ana Paula Souza, via Instagram, sobre a edição de março (Calor Extremo: Como Sobreviver?)
Conheça Íntimas, a mais nova coluna do portal
Você sabia que podem se passar dez anos até que uma mulher seja diagnosticada com endometriose? Esse é o tipo de informação que você vai encontrar em Íntimas, a nova coluna de VEJA SAÚDE, assinada pela repórter Larissa Beani.
O espaço tem como foco questões que impactam o público feminino. Desde 2023, a Lari assina grandes matérias para a revista e o site. E agora também se dedicará a contar histórias de problemas por vezes negligenciados devido ao machismo ou à falta de interesse científico sobre as queixas das mulheres.
Vale lembrar que os repórteres Lucas Rocha e Ingrid Luisa também têm seus próprios blogs no portal. O jornalista escreve no Plural & Singular, sobre comportamento, diversidade e saúde sexual. E Ingrid assina o Beleza sem Filtro, sobre temas quentes do mundo da estética.
Mais conteúdo em nosso Instagram
VEJA SAÚDE está nas principais redes sociais, mas o Instagram tem recebido atenção especial. Além dos conteúdos elaborados com o apoio da nossa equipe de arte, estamos publicando cada vez mais vídeos no formato Reels.
A ideia é trazer de uma maneira fácil para você a opinião de especialistas sobre assuntos relevantes do momento. Também tem entrevistas com personalidades e até trechos de filmes. Segue a gente por lá clicando aqui.
Compartilhe essa matéria via: