De iate no Mediterrâneo a jatinho no Japão: quanto custam as experiências oferecidas pela ‘nata’ do turismo


Clubes internacionais exclusivos, formados apenas por empresas, reúnem membros que oferecem pacotes de luxo que passam de R$ 1 milhão por semana. Confira. Iate STARBURST III
Reprodução/neoyachting
Já imaginou alugar um iate para passar as férias com a família no Mediterrâneo por R$ 1,5 milhão por semana? Essa é uma das experiências oferecidas por empresas que integram os clubes considerados a elite do turismo de luxo mundial: o Serandipians e o Takumians.
Essas comunidades exclusivas são formadas por empresas do setor — nada de viajantes individuais. E a entrada só é possível por indicação (veja mais abaixo).
Entre os integrantes, estão agências de viagem e empresas especializadas em experiências e hospedagens. De hotéis-boutique e resorts de luxo a iates de filme, vilas privativas, jatinhos, trens-hotel e cruzeiros exclusivos.
As agências de turismo não pagam para permanecer no clube, mas precisam manter um nível mínimo de engajamento, como realizar eventos periódicos. Já hotéis e empresas de hospitalidade devem pagar uma taxa anual, cujo valor pode variar, segundo a organização.
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Os icônicos hotéis Copacabana Palace, no Rio de Janeiro, e Rosewood, em São Paulo, estão entre os representantes brasileiros. Veja algumas das experiências oferecidas pelos membros dessas redes:
🛥️ Iate de cinema na Grécia e na Turquia
Iate STARBURST III
Reprodução/neoyachting
Com duas jacuzzis, cinco cabines, espaço para 10 pessoas e até pista de corrida, o iate maltês STARBURST III está disponível para aluguel no verão europeu por cerca de €260 mil por semana (mais de R$ 1,5 milhão em 5 de maio). É um dos destaques da empresa Neo Yachting, membro da rede.
✈️ Voo privativo no Japão
Jatinho da Pioneer Ace Airlines
Reprodução/Traveller Made
A Pioneer Ace Airlines, operadora aérea japonesa, também faz parte do clube. Um voo de cerca de uma hora, com capacidade para quatro passageiros, entre Kansai e Yamagata, custa aproximadamente 1.644.500 ienes (cerca de R$ 65 mil, em 5 de maio), segundo o site oficial da empresa.
🚆 Trem dos sonhos: Paris a Istambul
Trem Venice Simplon-Orient-Express
Reprodução/Traveller Made
O icônico Venice Simplon-Orient-Express, da empresa Belmond, é um trem que parece saído de um filme antigo. É possível embarcar em uma das suas cabines de luxo para uma viagem de 5 noites de Paris (França) até Istambul (Turquia), a partir de £17.500 por pessoa (cerca de R$ 115 mil, em 5 de maio).
🌊 Cruzeiro no Ártico
Navio World Explorer
Reprodução/Instagram
O World Explorer é um navio que leva viajantes para expedições nos polos da Terra — como um “safári de pinguins” de 18 dias no Ártico.
Para curtir a viagem em uma suíte de luxo, um viajante solo pode ter que desembolsar até US$ 60 mil (quase R$ 350 mil, em 5 de maio de 2025). As rotas são organizadas pela Quark Expeditions.
De onde vêm esses clubes (e esses nomes diferentões)?
O Serandipians e o Takumians nasceram da rede francesa Traveller Made, criada em 2013 com a união de 47 agências europeias de viagens de luxo.
Em 2023, nos 10 anos da marca, ela foi rebatizada como Serandipians — termo inspirado em “serendipidade” — descobertas felizes e inesperadas.
Já o Takumians foi criado em 2024 para acolher novos membros. Como o Serandipians tem um limite de 600 agências, surgiu essa “irmã mais nova” da rede com os mesmos valores. O nome vem de “Takumi”, termo japonês que remete à excelência artesanal e à atenção absoluta aos detalhes.
Hoje, as duas redes somam mais de 650 agências em 71 países — além de centenas de parceiros de peso no setor.
O Brasil participa com 44 agências (30 Serandipians e 14 Takumians) e 12 hotéis de luxo.
Quer entrar no clube? Só com convite!
A entrada nas redes só é possível por indicação. Dois comitês internos identificam potenciais candidatos, que, se aprovados em uma primeira triagem, recebem um convite formal com um formulário de inscrição. Nele, é preciso detalhar operação, estrutura e estratégias de crescimento.
Mas o processo não para aí. Depois disso, a candidatura passa por checagem de referências internas, avaliação da reputação e verificação do alinhamento com os valores da marca. Só então, se tudo estiver de acordo, a agência ou empresa é aceita.
Mesmo após a aprovação, a permanência não é garantida. Segundo os organizadores, os membros podem ser desligados caso deixem de refletir os valores da rede.
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