‘Teoria do aeroporto’: influencers testam trend do TikTok de chegar só 15 minutos antes para pegar voo


Tendência desafia recomendações de companhias aéreas, que pedem chegada com 2 a 3 horas de antecedência. Vídeos no TikTok mostram pessoas tentando chegar ao aeroporto apenas 15 minutos antes do embarque.
Reprodução
Chegar ao aeroporto com apenas 15 minutos de antecedência: essa é a teoria que influenciadores no TikTok têm colocado à prova em vídeos que viralizaram na rede social.
A trend tem ganhado força principalmente nos Estados Unidos e, por lá, ficou conhecida como “airport theory” — ou “teoria do aeroporto”, em português.
A prática, no entanto, contraria o que orientam as companhias aéreas brasileiras: chegar com 2 a 3 horas de antecedência, dependendo do voo.
O g1 encontrou alguns desses vídeos no TikTok, a maioria publicados por influenciadores gringos, que embarcariam em voos domésticos, ou seja, dentro do mesmo país.
Em alguns casos, quem conseguiu chegar ao portão de embarque em até 15 minutos estava em um aeroporto relativamente vazio, segundo as imagens.
“Um aeroporto pequeno pode dar a falsa impressão de que é possível chegar faltando poucos minutos, mas isso é irreal. Em aeroportos grandes, como o de Guarulhos, isso se torna ainda mais difícil”, diz Flavia Maciel, gerente de gestão do Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo.
“É possível, mas não é uma estratégia vencedora para a maioria das pessoas”, disse o influenciador de viagens Brian Kelly em um vídeo em que testa a teoria e já soma mais de 530 mil visualizações.
“Consegui com quatro minutos de sobra, então, tecnicamente, deu certo, mas não vale o estresse”, afirmou Malia, outra influenciadora de viagem, em um vídeo com 38 mil visualizações no TikTok.
Vídeos no TikTok sobre a trend do ‘Airport Theory’
Reprodução/TikTok
“Mesmo com check-in on-line e totens de autoatendimento, que agilizam parte dos processos de embarque, a técnica dos 15 minutos não é recomendada no Brasil e a prática pode levar o passageiro a perder o voo”, alerta Flavia Maciel.
A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) lembra ainda que etapas como despacho de bagagem, inspeção por raio-X, revista aleatória e checagem de documentos pela imigração, no caso de voos internacionais, são tarefas que fazem parte do embarque e podem levar tempo.
Em casos em que não for possível chegar a tempo ao aeroporto, a orientação é entrar em contato com a companhia aérea para informar a situação.
Segundo Flavia, cada empresa adota um procedimento diferente: há casos em que o cliente pode ser realocado em outro voo, mas também existe a possibilidade de a companhia se recusar a oferecer reembolso.
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que questões operacionais como essa são definidas por protocolos internos das companhias e associações do setor. Por isso, orientou entrar em contato diretamente com as empresas ou seus representantes.
Quando devo chegar ao aeroporto? ✈️
Passageiros no Aeroporto Internacional de Guarulhos
Rovena Rosa/Agência Brasil
As companhias aéreas brasileiras adotam orientações semelhantes sobre o tempo de chegada ao aeroporto.
As três principais recomendam antecedência de 3 horas para voos internacionais. Para voos domésticos, orientam que o passageiro chegue com pelo menos 1h30 a 2 horas antes.
“Para os voos internacionais, pedimos que o passageiro chegue com 3 horas de antecedência porque há etapas como checagem de documentos pela Receita Federal e verificação de bagagens, por exemplo. Nesse caso, o controle é mais criterioso, já que a pessoa está saindo do país”, explica Flavia Maciel.
Ela diz que, enquanto o passageiro se prepara para embarcar, várias etapas ocorrem simultaneamente para viabilizar o voo — como checagem e abastecimento da aeronave, carregamento de bagagens e o processo de cargas, incluindo alimentos que serão servidos a bordo.
LEIA TAMBÉM:
Brasil volta a exigir visto para turistas dos EUA, Canadá e Austrália
6 das estradas mais extraordinárias do mundo
Turistas podem ser barrados nos EUA? Tire essa e outras dúvidas e evite perrengues
Downgrade no avião: veja como o passageiro deve proceder
‘Mil vezes melhor que celular’: por que as câmeras Cyber-shot estão saindo da gaveta
Veja o ranking dos passaportes mais poderosos do mundo

Matéria Original

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *